a
Consultoria e projetos agroflorestais
Desenvolvimento de
Negócios Agroflorestais.

COMO FUNCIONA

Assessoria técnica e planejamento de
projetos em negócios agroflorestais.

1ª FASE
Dentro da fazenda
Construir a visão de Negócio.
Vamos estudar sua propriedade rural e seus interesses.
2ª FASE
Depois da porteira
Vamos estudar o mercado.
Descobrir os clientes.

Seu negócio
Agroflorestal

3ª FASE
Depois da porteira
Vamos modelar o arranjo agroflorestal com base em indicadores econômicos. E com isso criar uma estratégia financeira.
5ª FASE

A execução

Vamos juntos assessorar você a construir essa história de florestas e prosperidade.
4ª FASE
Plano de execução
Vamos planejar os detalhes de como realizar esse projeto, partindo do chão.
4ª FASE
Plano de execução
Vamos planejar os detalhes de como realizar esse projeto, partindo do chão.
5ª FASE
A execução
Vamos juntos assessorar você a construir essa história de florestas e prosperidade.

PORTFÓLIO

Os serviços serão dimensionados
de acordo com o seu contexto e a fase em que o seu projeto está.

PROPOSTA

Me apresenta seu contexto que te proponho
uma rota de desenvolvimento do seu negócio

Análise de ambiente e do contexto de desenvolvimento do negócio.

Parecer técnico do diagnóstico Agronômico, estudos ambientais da região e recursos disponíveis.

Estudos de Mercado.

Projeto econômico do arranjo agroflorestal.

Análise e Modelagem Econômica do Sistema Agroflorestal. Plano de Estratégias do seu Negócio agroflorestal.

Projeto Executivo e de Mecanização Agrícola Desenho Técnico do Arranjo Agroflorestal.

Visitas técnicas com orientações em campo na regulagem e uso de máquinas agrícolas.

Assistência técnica em tratos culturais, fitotecnia, adubação, irrigação e controles fitossanitários.

DEPOIMENTOS

O que dizem nossos clientes

Carlos
Rochelle
Saulo: O Sr. Maurício Hoffmann passou o contato do Sr. para referência de trabalho, o Sr. poderia resumir seu projeto e pontos positivos e negativos da consultoria por gentileza?

Carlos Rochelle: Bom dia.

Os trabalhos do projeto elaborado pelo sr. Maurício Hoffman atenderam às expectativas tanto no tocante técnico como financeiro e serviu para uma tomada de decisão importante e redirecionamento das ações.

Fiquei satisfeito com a prestação de serviços e recomendo.

Sobre as particularidades do nosso projeto peço a gentileza de falar diretamente com o Maurício.

Obrigado e tenha uma ótima semana.

Carlos Rochelle

Jens Uwe
Hammer
Saulo: Olá Sr. Jens, boa tarde. Tudo bem? Aqui é Saulo da ONF Brasil, o sr. Maurício Hoffmann passou o contato do Sr. para referência de trabalho, o sr. poderia resumir seu projeto e pontos positivos e negativos da consultoria se não for muito incômodo? Grato

Jens: Olá Saulo bom dia!

Talvez seja interessante antes descrever um pouco do meu histórico e como conheci o trabalho do Mauricio.

Atualmente lidero o programa de sustentabilidade de cacau no Brasil, e sou grande entusiasta de sistemas agroflorestais. Após alguns anos trabalhando e financiando entre outras coisas o conceito da restauração produtiva de áreas de pastagens degradadas no Pará através de SAF com cacau, eu sinto falta hoje de profissionais com um bom equilíbrio no conhecimento técnico / produtivo e comercial / empresarial. Muitas vezes o foco dos projetos acaba sendo mais o da restauração / diversidade, mas nem sempre otimizando a questão econômica e da renda para o produtor.

Portanto quando conheci o Maurício, que me foi recomendado por um amigo que trabalha com Baru e madeiráveis em uma região próxima a Brasília, eu imediatamente enxerguei essa habilidade nele. E foi aí que eu comecei a me aproximar dele para que me ajudasse a avaliar e redesenhar um projeto agroflorestal meu, onde estou trabalhando a inserção de um SAF em um polo florestal de monocultivo de mogno africano. A avaliação do Maurício me abriu os olhos para possíveis dificuldades logísticas e de execução, e agora estamos revisitando o plano original para adequá-lo e torná-lo mais condizente com a realidade local.

Também por causa dessa aproximação com Maurício eu me animei a trazer um amigo investidor para discutir possibilidades de investir em uma outra região do Cerrado, visando a exploração do conceito de restauração produtiva com nativas do Cerrado e possível agregação de valor na fazenda, com um arranjo produtivo de alta produtividade e mecanização, que é mais um diferencial que o Mauricio traz.

Por último, Mauricio é co-autor de uma publicação importante do Centro Internacional de Pesquisa – ICRAF. Espero ter ajudado.

Jens Uwe Hammer

CREADF | 18744/D

Maurício Rigon Hoffmann

Eu sou produtor rural, seguindo o exemplo do meu pai, e sou muito grato a ele por prover meus estudos, por isso eu também sou Eng. Agrônomo e Mestre em Análise Econômica de Sistemas Agroflorestais. Estudei na Universidade de Brasília e na Universidade Estadual de São Paulo – Campus Jaboticabal de 1996 até 2004 e novamente em 2012 a 2013 no Mestrado, UNB. Mas o que mais me acrescentou na minha história profissional é ser produtor agroflorestal de frutas orgânicas desde 2001 na Fazenda Elo Florestal Inkóra no DF. Desde 2000 tenho como base a metodologia de Agricultura Sintrópica de Ernst Götsch. Já trabalhei em algumas instituições como técnico extensionista em SAFs pelo Instituto de Desenvolvimento Ambiental – IDA (2006 a 2007). Técnico extensionista/consultor em SAFs pela Emater-DF (2008 a 2010). Responsável técnico em restauração florestal pelo Instituto Centro Vida – ICV (2012 a 2014), utilizando o método Hoffmann de restauração florestal. Tive a oportunidade de juntamente com outros profissionais, inclusive o Sr. Ernst Götsch, de ser professor em SAFs por alguns anos no Curso Internacional de Sistemas Agroflorestais, JICA e EMBRAPA (2012 a 2015). E coordenei o projeto agroflorestal em Haiku Aina Permaculture Iniciative – HAPI, Hawaii, (2011 a 2019). Além de assessorar empreendimentos rurais a alguns anos.

Preencha essas informações que eu entrarei em contato!