Por que Inkóra e por que Florestal?
Esse propósito de prosperar em harmonia com a Natureza é um ideal que nos guia na forma de vivermos, pois ao observarmos a perfeição que é a Natureza, a inteligência e organização de uma simples colmeia de abelhas, tudo isso nos inspira. Profissionalmente, encontramos tecnologias e metodologias que compreendem a Natureza e nos orientam com formas de vivermos em harmonia.
Os sistemas agroflorestais sintrópicos são uma técnica altamente lucrativa de produzirmos alimentos orgânicos, reflorestando o planeta e trazendo a água para o ambiente. Por isso, trabalhamos no restabelecimento do Florestal, como caminho de segurança alimentar, saúde e qualidade de vida para o ser humano.
Deste modo, podemos realmente prosperar e permitir que todas as gerações que vierem também tenham essa oportunidade. Essa é uma sabedoria dos povos indígenas. Em homenagem a todos os povos que cuidam da vida no planeta terra, pedimos licença para usar essa palavra “Inkóra” e homenagear a todos. Inkóra significa escola e é uma palavra na língua Kaingang, povo indígena que vive nessas terras da América do Sul.
A Inkóra Florestal é a nossa contribuição na construção de um mundo mais harmônico e próspero e terá função até o dia em que todos já estiverem vivendo uma vida próspera e em harmonia com a Natureza. Desde 2006 realizamos cursos, vivências e visitações aqui na Fazenda Elo Florestal Inkóra. Sempre aprendendo com a vida, com a prática, com o auxílio de parceiros e amigos. E ainda temos muito a aprender.
E você que quer estar junto nessa missão, seja bem-vindo.
LARISSA MOURA OLIVEIRA HOFFMANN
Mestre em educação ambiental (Universidade de Brasília – UnB – 2014),
Pedagoga Waldorf (Federação das Escolas Waldorf do Brasil – 2013),
agricultora familiar e terapeuta quântica.
Quem é
Nasci e cresci com minha família querida na Asa Norte, em Brasília-DF até meus 22 anos de idade. Cresci em meio a lindas árvores frutíferas no Plano Piloto, com constantes brincadeiras com meus irmãos e amigos nas árvores e com os animais. Desde bem pequena com forte ligação e respeito com as plantas e os animais.
A primeira profissão que me veio em mente ainda criança, era de ser veterinária para cuidar dos animais, de tão forte amor que sinto por eles, mas aos 14 anos de idade quando examinei que se eu fosse veterinária eu iria lidar quase todo o tempo com doença e morte, resolvi pensar em outra profissão. Convivendo com uma linda família de amigos agroecológicos, vi que a profissão que mais se encaxava em meu perfil era ser bióloga, estudar e trabalhar pela vida, pela preservação ambiental.
E assim foi, e assim é. Fiz biologia licenciatura de 2003 a 2006. Desde o início da graduação já me interessei pela área de educação ambiental. Em março de 2005 iniciei minhas primeiras consultorias em comunidade rural trabalhando com educação ambiental com crianças.
MAURÍCIO RIGON HOFFMANN
Quem é
Desde quando me lembro, sempre morei na área rural, cresci andando a cavalo, comendo frutas nas florestas do Rio Grande do Sul e essa memória, da minha primeira infância, convivendo junto à Natureza é muito importante na minha vida.
Meus pais mudaram-se para essa fazenda aqui no DF em 1985, quando eu tinha 7 anos de idade. Onde mais uma vez tive a oportunidade de brincar em meio uma floresta nativa com meu irmão e irmã. Desde criança meus dias foram entremeados de trabalho com meus pais, a quem sou imensamente grato pelo convívio e aprendizagem. Nas hortas com a mamãe, no curral tirando leite, e com meu pai aprendi a dirigir trator. Capinar o cafezal sempre pude fazer à vontade. E esta história me levou a estudar agronomia.
Eu cursava o 4° ano de agronomia na UNESP em Jaboticabal-SP, quando, em 2000 conheci o trabalho do agricultor e pesquisador Ernst Gotsch com agrofloresta sucessional/agricultura sintrópica. Foi algo que mudou meu caminho, recoloquei na minha mente e no meu coração as árvores e a floresta da minha infância. Encontrei o que eu quero pra me dedicar profissionalmente nessa vida, a agricultura sintrópica/agrofloresta sucessional.
A partir de então, comecei a implantar experimentos agroflorestais para entender a dinâmica florestal, foram alguns anos implantando e conduzindo experimentos particulares. A partir de 2003 iniciei a utilizar máquinas agrícolas nos plantios e também comecei a anotar os gastos e receitas. Foi pela minha necessidade de agricultor que fui fazer mestrado na área de análise econômica de sistemas agroflorestais. E também tive de avançar com a mecanização agroflorestal, com base no planejamento e gestão econômica em sistemas agroflorestais. Vencendo a excessiva burocracia, já recebi dois financiamentos do PRONAF, com esses e recursos próprios estamos estruturando a produção de frutas na Fazenda Elo Florestal Inkóra.
E em um belo dia encontrei uma pessoa que ama a Natureza, os animais, a Vida e a mim, minha companheira Larissa. Desde quando chegou, vem auxiliando, na comercialização, no dia-a-dia da fazenda, e principalmente motivando e preparando a criação da Inkóra Florestal. Com grande determinação, vem preparando as raízes desta escola, foram alguns anos em cursos, estágios, estudando pedagogias, metodologias, terapias e educação, em fazendas no Brasil, escolas e assentamentos. Além de ter feito mestrado em um assentamento rural, onde pode testar todas as metodologias em conjunto, e obter resultados importantes para os participantes. Assim, essa nossa vivência aqui na fazenda e também estes anos de trabalho juntos, com consultorias, principalmente junto a agricultura familiar, nos mostrou a necessidade de realizarmos um trabalho educacional vivencial, conectado com a realidade, com o contexto social, ambiental e econômico em que vivemos, mas principalmente com um olhar para o desenvolvimento do ser humano.